O Cataclismo da Criação
As histórias mais antigas relatam a criação do mundo como uma atribuição da Cataclismo da Criação, que foi o nome dado ao grande confronto entre o wyvern cósmico Tormut contra o gigante dimensional Orgulas. Sendo uma entidade cósmica, Tormut constantemente vaga por universos em busca de mundos que possa conquistar e governar. Em sua trajetória passou por diversos mundos, os conquistou e depois que não lhe tinham mais propósito ele devorava os povos e consumia a essência do mundo. Ao chegar na dimensão onde residia o mundo de Orgulas, ele encontrou resistência pois os gigantes se recusavam a se submeterem. Diversos séculos foram gastos em inúmeros confrontos, onde Tormut tentava subjuga-los. Quando o confronto culminou ao seu ápice, Orgulas chamou o Wyvern para um duelo.
O embate entre os dois era tão poderoso, que as consequências da violência que causavam um ao outro acabou afetando o mundo ao seu redor, e o tecido da realidade. Ao continuarem por mais tempo, logo causariam a inevitável destruição daquele mundo. Visando preservar aquele mundo, e o povo gigante pelo qual Orgulas lutava para defender, Scarmax suplicou a seus irmãos - outras entidades cósmicas - para que eles fizessem algo para evitar tal tragédia. Indiferentes à vida dos gigantes, ou daquele mundo, mas favorecendo ao pedindo de sua irmã eles baniram Tormut e Orgulas para uma dimensão inabitada e sem vida, para que pudesse lutar infinitamente sem causar maiores danos. Scarmax foi enviada junto, para selar a dimensão quando acabasse com a intenção de deixar Tormut para sempre aprisionado ali sozinho,
Diversos milênios se passaram. Conforme sangravam e suavam, as essências de Orgulas e Tormut começaram a ser absorvidas pela a dimensão. Aos poucos os primeiros sinais de vida orgânica começaram a aparecer. Mais alguns séculos depois, quando as vidas começavam a querer evoluir e se consolidarem, Tormut vence o embate e arremessa o corpo de Orgulas para o chão. O gigante cai fraco, extremamente ferido e ensanguentado, e ali fica até falecer. Tormut então tenta sair daquela dimensão, para retornar à sua jornada de conquista e destruição. Porém é impedido por Scarmax, que o bani para um bolsão dimensional onde ele ficaria imobilizado, preso e isolado, sem poder escapar. Muito embora ele ainda conseguisse ver outros mundos dali, e interagir através de conversas por pensamento com outras entidades cósmicas e seres habitantes de outras dimensões.
Scarmax vai acudir Orgulas, na esperança de salva-lo da morte. Não vendo outra alternativa, ela cede parte de sua essência cósmica para o gigante. Assim evitando sua morte, o tornando um deus. Contudo sua decisão foi rigorosamente repreendida por seus irmãos, que a baniram e a condenaram a para sempre viver naquele mundo ao lado do gigante que salvou. Juntos Orgulas e Scarmax terminaram de criar aquele mundo, que chamaram de Esthanis. E mesmo que Tormut não estivesse fisicamente presente naquele mundo, sua influência ainda se fazia presente. De modo que ele também conseguiu influenciar, mesmo que menor capacidade que os outros dois, algumas das vidas e povos que ali surgiam e se estabeleciam.
A partir dai, é dada início a Primeira Era.
PÓS CATACLISMO DA CRIAÇÃO, PRÉ COLISÃO DIMENSIONAL
PÓS CATACLISMO DA CRIAÇÃO, PRÉ COLISÃO DIMENSIONAL
PRIMÓRDIOS:
0 à 7000 - o fim do Cataclismo da Criação causa o surgimento de Esthanis, suas terras, fauna, flora, geografia e corpos de água. O mundo se estrutura, e apenas formas de vida microscópica começam a surgir.
7100 - as primeira formas de vida humanoide e faunoides começam a surgir e se desenvolver.
7145 - alguns povos passam na frente na corrida evolutiva, e começam a se estruturar melhor e é estabelecido os primeiros povos a se consolidar: os Scrinns e Zal'quet
PRIMEIRA ERA:
7150 - surgimento das primeiras civilizações e povoados Scrinns e Zal'quet
12350 - formação de Covânia e Olthar
12580 - surgimento da ilha continental Gol'Radam e arquipélagos que circundam
13000 - primeiras estruturas de sociedade constituídas por tribos e cidades-estado primitivas
SEGUNDA ERA:
13100 - As primeiras vilas e cidades começam a aparecer em Esthanis
13980 - As primeiras demarcações territoriais começam a aparecer
19000 - Ralmeros (um zhaerai) une as regiões de Covânia, e se torna o primeiro Rei
19100 - Com a morte de Ralmeros é dado início à Dinastia Esferagurlho que durou sete gerações de esthanianos: Or, Bedgaf, Udrar, Brovor, Duzeo, Sarvif e Alcuim.
19370 - Alcuim é destronado por Farbazos Nilbem (um vardari'sylvaram), com apoio dos sylvaram.
19430 - Farbazos cria arte da magia negra e traz a presença de deuses abissais para Esthanis, se tornando o primeiro Cavaleiro do Abismo.
22300 - Uma revolta popular liderada por Hornard Rehem (um durgarin) e Teotocos (um qarnati), depõem Farbazos e Pabul Fuvenzur (um esthaniano) assume.
22350 - Pabul renuncia dando lugar para o início da Dinastia Tonpoder, composta por: Storcan (durgrin) e Pavel (um esthaniano).
TERCEIRA ERA:
22355 - Se recusando a serem governados por representantes de outros povos, os Sylvaram se separam de Covânia criando o Reino Autônomo de Artharac. E fecham suas fronteiras para outros povos.
22370 - É dado início a Dinastia Dragolac, composto quase que exclusivamente de mulheres. Composta por: Xisvis (uma skrinn), Muam (uma esthaniana), Rovua (uma esthanian) e Turandar (um urgati).
22500 - Turandar morre e assim se encerra a Terceira era.
QUARTA ERA:
22501 - É dada início a Tríplice Dinastia Esthaniana
22501 à 22700 - Dinastia Rocho, composta por: Eisud e Tatvar.
22700 à 22790 - Dinastia Biniz, composta por: Stocot e Brun
22290 à 23000 - Dinastia Tonsurfrio, composta por: Jurhe e Saovon
23060 - Saovon, conhecido como o governante mais justo e próspero de toda Esthanis, nomeia o barc'tuur Gunkrius como seu sucessor antes de morrer.
23065 - Gunkrius se torna Rei e o primeiro governante brac'tuur da história.
23080 - Ofendidos e descontentes, os sylvaram invadem Covânia liderados por Foulvin Silfira que pretende destronar Gunkrius e unificar Artharac e Covânia sob seu governo.
23087 - O esthaniano Garud Burgasc se alia a causa dos sylvaram, manipulando e mentindo para Foulvin para conseguir apoio para seus próprios planos.
23100 - Garud destrona Gunkrius, trai Foulvin e se torna o novo Rei absoluto de Covânia. É dada a Dinastia Burgasc.
QUINTA ERA:
23101 - Garud apesar de ter se tornado o mais poderoso, rico e influente Rei de toda história Covaniana e Esthaniana, causa descontentamento e decepção a seu povo. O povo o considera egocêntrico e negligente.
23111 - Garud e Foulvin fazem um acordo de paz, que deixa tanto esthanianos quanto artharacanos descontentes. Parte do acordo envolvia o envio de embaixadores de um para o território do outro, como gesto de boa vontade, e a criação do Conselho Arcano que ficaria no extremo leste de Covânia, estrategicamente acima de Doira - a capital durgrin.
23300 - Um sylvaram chamado Falnas - que na verdade era Farbazos disfarçado - começa uma revolução para destronar tanto Garud quanto Foulvin.
23325 - Garud, influenciado por Falnas, começa a pesquisar e experimentar com viagens dimensionais e descobre Tormuthanis; uma realidade paralela onde Tormut prosperou e existem apenas humanos. Lá ele conhece a Imperatriz Sotha Dalac, com quem começa um plano secreto para causar uma ruptura na realidade de ambos, e causar uma fusão entre Esthanis e Tormuthanis onde Garud e Sotha governariam juntos em supremacia.
23325 - Berda descobre os planos de Farbazos (seu pai), e se oferece para ajudar. Recusada a ajuda da bárbara por seu pai a considerar indigna, ela forja um plano para sabota-lo. Assim ela se envolve em um acordo com Zagrant e Zaphira, para impedir que seu pai traga Tormut de volta com ajuda de Vorcantros. Afimd e causar divergência e distração nos planos e círculo social de Farbazos, ela envia um de seus melhores mercenários, o raccari Gmork, para ir contratar aventureiros em seu nome para uma missão de tolos: assassinar o Rei Élfico Foulvin, então Cain, Kamius, Danelyia e Delilah são incumbidos com a missão de irem até Artharac.
23327 - Com ajuda de Ukug e Gmork, os aventureiros começam a mergulhar cada vez na missão que lhes foi dado. E Berda começa a alterar a utilidade da missão que tinha passado para eles. Ao invés de ficarem investidos em uma missão dos tolos, a missão passou ser para roubar atenção de Farbazos e atrapalhar que concluísse seus planos de trazer Tormut de volta.
23328 - Nas galerias subterrâneas de Doira, Cain, Kamius, Delilah agora também com os novos companheiros Garrok, Drizzen e Eruthiel encontram artefatos mágicos. Entre eles a bússola dimensional, a mochila das infinitas trocas, a manopla do compromisso de sangue. Enquanto isso Danelyia roubava de Artharac os três maiores tesouros nacionals dos sylvaram: a espada de madeira branca, o cetro da soberania sylvaram e a coroa branca da imunidade.