Fundada nos tempos antigos, muito antes da Colisão Dimensional, diz um dia já ter sido uma nação tão grande quanto Covânia e depois se tornou algo menor. Essa alteração obviamente deixavam os sylvaram dos tempos antigos extremamente descontentes, e por isso haviam se tornado isolacionistas. A família fundadora do Reino deu origem ao governante mais conhecido - e temido - da história dos sylvaram: o alquimista sombrio Farbazos. Um vardari'sylvaram extremamente perigoso e poderoso, cuja as maquinações e planos de genocídio em massa para um repovoamento sylvaram culminara em eventos catastróficos que gerou a Colisão Dimensional.

Hoje governada por uma linhagem sylvaram que se orgulha de nunca terem tido um vardari na família, a Rainha Celaena tem liderado o Reino com relativo equilíbrio entre militarismo e político, o que faz com que outras regiões percebam algumas posturas dela como inclinada para noções ditatoriais. Além disso, já fazem séculos que o trono sylvariano tem sido passado por nepotismo e hereditariedade.

Nos tempos atuais os povos artharacanos se orgulham de viverem em um Reino pacífico, próspero e que apesar de haver um favoritismo pelos sylvaram nenhum dos outros povos se sente excluídos. Talvez seja a política de reparação de Celaena, que procura de todos os modos extinguir a impressão elitista que os sylvaram cultivaram por milênios nos tempos antigos. Mas ainda assim, para povos de outra Região ela não parece estar tendo cem por cento de êxito no mérito...